Embalagem descartável caminha para a sustentabilidade
As embalagens descartáveis estão entre os produtos mais comprados por clientes pessoa física e também por empresas. Este item é confeccionado em Polietileno de Baixa Densidade PEBD ou Polietileno de Alta Densidade PEAD, as embalagens descartáveis são feitas de diferentes formas.
Variações em embalagens descartáveis
- Diversos tamanhos;
- Modelos;
- Soldas;
- Cortes.
Copos, garfos, facas, pratos são alguns dos exemplos de embalagens descartáveis muito usados, por exemplo, em festas infantis. Algumas empresas inclusive dispõem de calculadoras para que a pessoa tenha noção da quantidade que precisa adquirir para atender determinada demanda. Portanto a embalagem descartável é um produto fácil de ser comprado em diferentes estabelecimentos comerciais.
A importância de reciclar embalagens descartáveis
Para as pessoas ou empresas que usam no seu cotidiano os produtos descartáveis adotar o hábito diário de separar todas as embalagens dos consumir é fundamental para o meio ambiente. Entre as dicas higienize os itens, separando-os por tipo de material e reservando-os de forma fácil para serem posteriormente descartadas nos pontos de coleta mais próximo.
Na indústria do plástico centrais de triagem, cooperativas e empresas que recebem diariamente embalagens descartáveis para realizarem todo o processo de reciclagem. É a partir dele que todo o material possível retorna para a cadeia produtiva do plástico e, quando não é possível, é transformado em matéria-prima novamente. A reciclagem de plástico pode ser realizada de três maneiras:
- Reciclagem mecânica: prática mais comum que transforma o material em pequenos grânulos e retorna-o para a produção de outros materiais plásticos, como peças automotivas, sacos de lixo, mangueiras, entre outros;
- Reciclagem química: método que reprocessa o plástico para transformá-lo em substâncias petroquímicas que servem para produção de outros materiais na indústria;
- Reciclagem energética: meio que transforma o plástico em energia elétrica ou térmica, por meio da incineração.
Além de todo processo industrial que a reciclagem de plástico possui também é possível realizar um processo de reciclagem de embalagem descartável através de um processo caseiro, por meio do artesanato. A criatividade aqui é a chave do sucesso para o processo ao inovar em novas formas de utilizar o plástico para que todas a sua volta passem a usar este produto de uma maneira diferente.