A importância da embalagem para o doce
As embalagens de plástico para doces necessitam de cuidados específicos. Frágeis, devem receber embalagens de qualidade, garantindo que fatores externos não afetem a composição do produto. Somado a isso, dá-se o fato de receberem transporte adequado, dessa maneira a empresa oferece um produto de qualidade total para seus clientes.
Embalagens de plástico para doces: fabricação
As embalagens para doces são fabricadas principalmente em polipropileno biorientado (BOPP), assim como em polietileno de baixa densidade (PEBD), polietileno tereftalato (PET), entre outros. Os materiais também podem ser produzidos com aparência perolada, transparente, colorida, opaca ou fosca.
As embalagens de plástico para doces são laminadas por possuírem uma alta barreira contra gases e umidade, contribuindo nas questões estéticas. Cada característica do material contribui para a conservação do produto depois de pronto e embalado. Sua durabilidade é em média de um ano de acordo, com o controle de desenvoltura e qualidade.
Mais comercializados em polipropileno biorientado, as embalagens de plástico para doces possuem boa estabilidade dimensional devido a biorientação, além de conservar a qualidade do alimento. Fácil de colorir, imprimir e laminar, este material mantém a estabilidade do produto além de exibir uma barreira eficaz contra o aroma, sabor, luz. Além de não alterar a composição e manter a durabilidade do produto embalado.
Vantagens de utilizar BOPP nas embalagens
- Fácil de colorir;
- Variedade de opções e estilos de impressão;
- Traz estabilidade;
- Não contamina os alimentos, nem interfere na composição.
Outra opção é o polietileno de baixa densidade (PEBD), também é muito utilizado no ramo alimentício por poder ser fabricado na composição de laminados. Proporciona ótima selagem e boa resistência ao rasgo. Quando laminado, normalmente é a parte que recebe a solda, mas assim como o BOPP, não altera composição, aroma e sabor do alimento.
Aplicações das embalagens de plástico para doces
- Festas;
- Eventos;
- Aniversários;
- Indústrias alimentícias;
- Comércio independente.
O polietileno tereftalato (PET) quando empregado na produção embalagens para doces, apresenta características fundamentais para a preservação e crocância do alimento. Apresenta uma boa barreira ao oxigênio , ao vapor de água, raios solares e interferência de odores e gorduras. Possuem alta resistência à ruptura, perfuração, rasgamento, absorção e a grande impacto.